Sistemas de equacoes lineares
2 participantes
Página 1 de 1
Sistemas de equacoes lineares
Tenho um sistema Ax=b, onde A e NxN x Nx1 e b Nx1, portanto possivel e determinado, e gostaria de computar a solucao do mesmo. A documentacao do Matlab refere um serie de funcoes de aproximacao numerica ou simplesmente x=b\A. Alguem me sabe explicar porque razao o vector x obtido nao corresponde a solucao do sistema se fize b\A? Fazendo x=linsolve(A,b) ou x=inv(A)*b, obtenho a solucao do sistema que esta 6 ordens de grandeza acima do vecto x obtido com x=b\A. Tentei dividir pelo determinante ou mesmo multiplicar, mas ai obtenho ordens de grandeza na ordem de 89 ou -89.
Muchas gracias
Muchas gracias
andrade- Mensagens : 4
Re: Sistemas de equacoes lineares
andrade escreveu:Tenho um sistema Ax=b, onde A e NxN x Nx1 e b Nx1, portanto possivel e determinado, e gostaria de computar a solucao do mesmo. A documentacao do Matlab refere um serie de funcoes de aproximacao numerica ou simplesmente x=b\A. Alguem me sabe explicar porque razao o vector x obtido nao corresponde a solucao do sistema se fize b\A? Fazendo x=linsolve(A,b) ou x=inv(A)*b, obtenho a solucao do sistema que esta 6 ordens de grandeza acima do vecto x obtido com x=b\A. Tentei dividir pelo determinante ou mesmo multiplicar, mas ai obtenho ordens de grandeza na ordem de 89 ou -89.
Muchas gracias
O teu erro é simples: a solução do sistema é A\b e não b\A como estás a usar.
Depois, A\b não é EXACTAMENTE IGUAL a inv(A)*b, pois o método de cálculo é diferente.
Bons cálculos,
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos