Aplicações Informáticas para Engenharia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sistemas de equacoes lineares

2 participantes

Ir para baixo

Sistemas de equacoes lineares Empty Sistemas de equacoes lineares

Mensagem  andrade Qui 04 Dez 2008, 08:36

Tenho um sistema Ax=b, onde A e NxN x Nx1 e b Nx1, portanto possivel e determinado, e gostaria de computar a solucao do mesmo. A documentacao do Matlab refere um serie de funcoes de aproximacao numerica ou simplesmente x=b\A. Alguem me sabe explicar porque razao o vector x obtido nao corresponde a solucao do sistema se fize b\A? Fazendo x=linsolve(A,b) ou x=inv(A)*b, obtenho a solucao do sistema que esta 6 ordens de grandeza acima do vecto x obtido com x=b\A. Tentei dividir pelo determinante ou mesmo multiplicar, mas ai obtenho ordens de grandeza na ordem de 89 ou -89.

Muchas gracias
andrade
andrade

Ir para o topo Ir para baixo

Sistemas de equacoes lineares Empty Re: Sistemas de equacoes lineares

Mensagem  Administrador Sex 05 Dez 2008, 13:01

andrade escreveu:Tenho um sistema Ax=b, onde A e NxN x Nx1 e b Nx1, portanto possivel e determinado, e gostaria de computar a solucao do mesmo. A documentacao do Matlab refere um serie de funcoes de aproximacao numerica ou simplesmente x=b\A. Alguem me sabe explicar porque razao o vector x obtido nao corresponde a solucao do sistema se fize b\A? Fazendo x=linsolve(A,b) ou x=inv(A)*b, obtenho a solucao do sistema que esta 6 ordens de grandeza acima do vecto x obtido com x=b\A. Tentei dividir pelo determinante ou mesmo multiplicar, mas ai obtenho ordens de grandeza na ordem de 89 ou -89.

Muchas gracias

O teu erro é simples: a solução do sistema é A\b e não b\A como estás a usar.
Depois, A\b não é EXACTAMENTE IGUAL a inv(A)*b, pois o método de cálculo é diferente.

Bons cálculos,
Administrador
Administrador
Admin

https://aipe-fctuc.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo