Escala automática...
2 participantes
Página 1 de 1
Escala automática...
É possivel pôr escala automática num indicador ?
Tem todo o sentido que sim no entanto não o estou a conseguir...
João Pereira
Tem todo o sentido que sim no entanto não o estou a conseguir...
João Pereira
Última edição por em Dom 09 Dez 2007, 08:18, editado 1 vez(es)
bi0- Mensagens : 8
Escalas de indicadores
Um indicador é diferente de um gráfico! Assim, podes estabelecer manualmente o limite inferior e superior da escala. Se por alguma razão o valor a indicar cair fora da escala, tens de usar um Property Node e impor a escala pretendida. Ou seja, é ao programador que cabe a tarefar de definir os novos limites da escala necessária para que o valor seja apresentado correctamente.
O Labview é inteligente mas o programador tb tem de fazer alguma coisa...
O Labview é inteligente mas o programador tb tem de fazer alguma coisa...
...
está mal...
Se quiser pôr um indicador dependente de condições introduzidas pelo utilizador esse indicador vai sempre variar consoante aquilo que for introduzido e não o dimensionado pelo programador...
Por exemplo: se tiver um circuito qualquer e um indicador que me indica (passo a redundância) o valor da corrente numa resistência... Ora se for o utilizador a definir o valor da fonte (ou/e até da resistência) tenho gamas de valores muito variadas para a corrente que atravessa essa resistência.
João Pereira
Se quiser pôr um indicador dependente de condições introduzidas pelo utilizador esse indicador vai sempre variar consoante aquilo que for introduzido e não o dimensionado pelo programador...
Por exemplo: se tiver um circuito qualquer e um indicador que me indica (passo a redundância) o valor da corrente numa resistência... Ora se for o utilizador a definir o valor da fonte (ou/e até da resistência) tenho gamas de valores muito variadas para a corrente que atravessa essa resistência.
João Pereira
bi0- Mensagens : 8
Paciência....
bi0 escreveu:está mal...
João Pereira
O Labview e todas as outras ferramentas são como são, e por vezes não são como nós queremos.... é a vida como diz o outro .
No teu exemplo, para a escala não estar sempre a variar à medida que a corrente vai assumindo os diferentes valores, das duas uma: ou, no início do programa, e com base nos valores introduzidos pelo utilizador para a tensão da fonte e resistência, arranjamos uma estimativa do valor máximo da corrente e enviamos esse valor para o Property Node (nesse caso corremos o risco, se a estimativa for muito grosseira, da corrente não poder ser bem representada no indicador) ou então, em tempo real, arranjamos um pequeno programa que vai vendo qual o valor da corrente a representar e ajusta os valores limite da escala dados ao Property Node. Neste último caso, o comportamento do Painel é mais agradável se fizermos uma mudança de escala por escalões (5, 10, 15, 20 A, etc.).
Repara que quando usas um osciloscópio, por exemplo, também tens de seleccinar a escala pretendida. Se usares o botão AutoSet ele vai, durante um determinado período de tempo, ver os limites do sinal a representar e só depois é que decide qual a escala dos canais. Também podes fazer isto no Labview
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos